A responsabilidade de testar comerciários é dos empresários, diz Magela
Sobre a reivindicação do Sindicato dos Comerciários de Ilhéus, que pede a testagem em massa nos trabalhadores que voltaram a atuar no comércio local, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, informou ao Jornal Bahia Online que não é responsabilidade do município realizar esta testagem. É dos empresários. "Nossa responsabilidade está estampada nas normas e protocolos do Ministério da Saúde e da Sesab e não consta o teste desse grupo", destacou.
Magela disse que logo após a publicação de matéria neste site, falando sobre a reivindicação (clique aqui), ele entrou em contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus e Sindicato dos Comerciários, informando que "não devem empurrar uma responsabilidade que não é nossa, pois temos muitas prioridades". De acordo com Magela, o município tenta ajudar a todos, "mas não se deve cobrar injustamente" por iniciativa como a que o sindicato cobra agora do governo.
Questionado pelo JBO se a testagem não é o direito de todo cidadão, Magela explicou que todos têm o direito quando o cidadão apresenta os sintomas. Fora desse protocolo, somente em casos especiais. Magela deu como exemplo o estado de São Paulo. O Governador João Doria anunciou a criação de um certificado para reconhecer empresas que desenvolverem programas de testagem em massa em todo o estado. A iniciativa visa incentivar a adesão da iniciativa privada à testagem, comprovadamente uma das mais importantes ferramentas de contenção da pandemia da COVID-19.